No mundo hiperconectado de hoje, onde as marcas digitais dominam o espaço online, pode parecer surpreendente que gigantes como Uber, Tinder, Meta e Netflix estejam investindo tanto em mídia Out-of-Home (OOH). No entanto, essa estratégia não só faz sentido como tem se mostrado extremamente eficaz. Este artigo explora por que essas empresas 100% online estão investindo em publicidade OOH para maximizar sua visibilidade e engajamento.
O Retorno ao Físico: A Estratégia por Trás da Publicidade OOH
A publicidade OOH tem uma característica que a diferencia das campanhas online: a presença física no dia a dia das pessoas.
Enquanto os anúncios digitais podem ser ignorados ou bloqueados com um simples ad-block, a mídia OOH ocupa um espaço real no ambiente urbano, tornando impossível não ver.
Para empresas como Uber e Netflix, que já possuem uma forte presença online, a publicidade OOH oferece uma maneira de conectar suas marcas ao mundo físico, criando um ponto de contato tangível com os consumidores. Principalmente com públicos novos, com pouca ou nenhuma intimidade com ferramentas online.
Em uma época em que as interações digitais são predominantes, trazer a marca para a “realidade” cria uma conexão emocional mais forte e duradoura com o público.
Por exemplo, a Tinder que instalou sua campanha durante o Carnaval, em locais de grande concentração de pessoas e blocos com a mensagem: Carnaval é melhor com Tinder.
Além de confrontar uma grande objeção ao uso da ferramenta (“conhecer gente pessoalmente é melhor que virtualmente”), se alguém no bloco ainda não tivesse o aplicativo instalado, esta seria uma oportunidade de lembrar e instalar.
Dados e Impacto da Publicidade OOH para Gigantes Digitais
As estimativas indicam que a publicidade OOH tem um alcance significativo. O estudo “Inside OOH”, realizado pela Kantar IBOPE Media, estima que 79% das pessoas que viram anúncios em OOH interagiram com uma propaganda desse tipo, sendo que 68% do público comprou algum produto ou serviço que estava na publicidade.
Para empresas digitais, essa combinação de visibilidade e impacto é inestimável.
A Uber, por exemplo, fez uma grande aposta na publicidade OOH ao lançar sua maior campanha no mercado dos EUA. A empresa investiu em uma ampla rede de outdoors, painéis digitais e anúncios em pontos estratégicos, como estações de metrô e paradas de ônibus, em cidades chave como Nova York, Chicago e Los Angeles. Aqui no Rio, também contaram com diversos ativos da Hezagono Brasil, como empenas, painéis de lona, painéis digitais e nosso painel híbrido.
A campanha foi projetada para aumentar a visibilidade da marca e destacar novos serviços, como o Uber Eats. Esse movimento estratégico permitiu que a Uber alcançasse uma audiência massiva, aumentando a familiaridade com a marca e impulsionando o crescimento de usuários nas áreas onde a campanha foi mais intensa.
Seguindo essa linha de expansão, a Uber estabeleceu planos ambiciosos para aumentar seu negócio de publicidade, com a meta de crescimento da receita de US$ 500 milhões hoje para mais de US$ 1 bilhão até o final de 2024.
Fonte: Business Insider
O Case da Netflix e a Hezagono: Alerta Vermelho
Netflix é um anunciante de peso do universo do OOH, onde dificilmente um lançamento não sai às ruas. E é conhecido, exatamente, por inovar e criar em projetos especiais diferentes.
Campanhas com apliques em luzes para o filme de Natal com Leandro Hassum.
Um dos exemplos mais marcantes do uso estratégico de OOH por gigantes digitais é o projeto da Netflix para o lançamento do filme “Alerta Vermelho”. Para criar um grande impacto e gerar expectativa, a Netflix trabalhou em conjunto com a Hezagono para produzir e instalar um mega painel na Av. das Américas, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O sucesso desse projeto com a Hezagono destaca como a publicidade OOH pode complementar perfeitamente as campanhas online, oferecendo uma experiência integrada e multicanal que atinge o público em diferentes momentos do seu dia.
O resultado foi tão positivo, que repetiram a ação com o lançamento de Agente Oculto.
Por que a OOH é Fundamental para as Empresas Digitais?
Para empresas como Uber e Netflix, que já possuem uma vasta presença digital, a publicidade OOH representa uma maneira de aumentar o alcance e a lembrança da marca fora do ambiente online.
A OOH permite que essas marcas sejam vistas em contextos diferentes, reforçando suas mensagens em momentos inesperados e, muitas vezes, mais criativos e marcantes.
Além disso, a OOH oferece uma maneira eficaz de atingir o público, o que é particularmente útil para campanhas que precisam atingir um mercado específico ou uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo.
Conclusão
A publicidade OOH oferece uma maneira poderosa de se conectar com o público de uma forma mais marcante, para gigantes digitais, principalmente para um público novo, que ainda não navega no universo do digital.
Se você é uma empresa digital procurando maneiras de expandir sua presença e aumentar o engajamento, faça como as maiores empresas deste universo.
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